quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PROJETO: SERES VIVOS - PEIXES









EEB PAPA JOÃO XXIII
MIRADOS – PRESIDENTE GETÚLIO SC

PROFESSORA: BERNARDETE FERRARI
ALUNOS DA 3ª E 4ª SÉRIE



KYKO O PEIXE BETA – É O BICHO







OBJETIVOS:
- Desenvolver o interesse pelas ciências naturais
- Ajudar a transmitir a responsabilidade para com a natureza.

RESUMO:

A partir de trabalhos em grupo desenvolvidos pelos alunos da 3ª série, sobre seres vivos. Realizamos uma pesquisa sobre os diversos tipos de seres vivos destacados nos trabalhos em grupo.
Visto que muito tinham destacado o peixe, decidi levar para a sala de aula um visitante ilustre. Comprei um peixe beta, e falei para todos que no próximo dia teríamos uma visita especial na sala.
Foi muito legal chegar com este ser vivo na sala de aula. Foi recebido com muito carinho por todos. A partir daí. Foi feito uma escala de quem iria alimentar o peixe.
A 4ª série também acatou a idéia e partir daí, partimos para pesquisar na internet: o tipo de alimentação, a origem, o comportamento do Beta. Inclusive como devíamos tratá-lo.
Escolhemos um nome. Todos trouxeram diversos nomes e fizemos a eleição nas duas turmas. Entre outros o nomes mais votado f oi KYKO.
A partir daí, foram delegadas responsabilidades em relação ao animal. “Isso dá a criança à dimensão de que os animais e o meio ambiente não estão à mercê dela”. Afinal , a natureza não é algo de que a gente possa se servir livremente para brincar ou estudar: é preciso cuidar daquele ser vivo.
Assim estimula o senso de responsabilidade de cada um na hora de cuidar do animal tratando-o na quantidade certa, ou seja “dois grãozinhos de ração. De manhã e dois a tarde.
Para ilustrar a vida de um peixe no aquário, assistimos o DVD, procurando Nemo.
* Analisando no filme, valores como amizade, insegurança família, saudade, respeito, tolerância, amor, fizeram frases.
* Com figuras do filme realizaram um livro, reproduzindo a história.
* Os alunos da 4ª série, fizeram poesias par o Kiko, resultado assim uma “coletânea de poesias da 4ª série”.
O interessante da experiência é que ela não induz ao aprendizado de temas selecionados pelo só pelo professor, mas abre espaço para abordagem de questões lançadas pelas próprias crianças. Assim o mais importante passa a ser o processo para a resolução de questionamentos. É difícil a criança ficar indiferente à convivência com o companheiro.
ALÉM DE DIVERTIDA, A OBERVAÇAO, E O CUIDADO COM O ANIMAL,- O PEIXE BETA - DESPERTOU O INTERESSE PELA INVESTIGAÇAO CIENTÍFICA E PELA PRESERVAÇAO DA NATUREZA.








Nenhum comentário:

Postar um comentário